Método de leitura para potencializar seus resultados

O que você acha de um método de leitura para lidar com as seguintes situações:

Está cansado de pegar no sono enquanto está lendo ou estudando?

Já terminou de ler uma página e quando percebeu não lembrava nada do que tinha acabado de ler?

Você costuma ler no modo automático, pensando em todo o tipo de coisas, menos naquilo que realmente deveria focar?

Se você respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas, possivelmente você está lendo de maneira errada, pouco eficiente e sem qualquer método de leitura.

Mas como assim? Existe um método mais adequado para ler?

Talvez não podemos afirmar que seja o mais adequado para todas as situações, mas com certeza é uma das formas mais eficientes para adquirir conhecimentos.

Obviamente, o uso de um método depende do tipo de leitura que estamos praticando.

]Ao ler uma obra de ficção como fonte de prazer, devemos lê-la calmamente, desfrutando de cada diálogo e imaginando cada cena descrita pelo autor. Este tipo de obra é feita para ser lida de forma linear e ser apreciada.

Nestes casos, a leitura é completamente diferente e o que você pode fazer é treinar bastante para ler mais rápido. Existem algumas técnicas para isso e tratamos delas neste post.

Nesta postagem, o foco é na leitura para aquisição de conhecimentos, nos casos em que estaremos lendo livros e artigos científicos. A leitura de artigos, não necessariamente segue todo o disposto neste post e iremos dedicar uma postagem específica para ler artigos com eficiência.

Ao mesmo tempo, isso não significa que você não possa implementar as dicas dispostas aqui para ler este tipo de material. Só tenha em mente, que o método de leitura abordado nesta postagem é para a leitura de livros.

O processo de leitura deve ser ativo

A leitura que conduz ao aprendizado efetivo não é passiva. É preciso dialogar com o autor, de modo que o processo seja ativo e a absorção de conhecimentos eficaz. Você não pode ter uma postura de expectador quando está lendo, é necessário questionar, contrapor, grifar, rabiscar e fazer anotações.

Tudo isso, irá evitar que você sinta sono enquanto está lendo, afinal você não está ali como mero expectador, está participando de um processo de construção de conhecimento. Além disso, a retenção da informação será muito maior, pois ao mesmo tempo que você lê, cria situações em sua mente, sobre como aquilo pode ser implementando na sua rotina e imagina diferentes cenários com base em seus questionamentos. Portanto, transforma as palavras lidas em imagens, muito mais fáceis de serem fixadas na memória de longo prazo.

A partir hoje, não “assista” ao livro, seja um questionador e encare o processo de leitura como uma aula, em que a qualquer momento você pode questionar o professor e fazer anotações. No seguimento desta postagem, falaremos de três tipos de leitura que são etapas do processo de absorção eficiente de conhecimento.

  • Leitura de inspeção
  • Leitura analítica
  • Leitura comparativa

O método de leitura que utilizamos como base para a construção deste post é oriundo das obras: “Como ler Livros” de Mortimer Adler e “Você Sabe Estudar?” de Cláudio de Moura Castro, não possuindo um nome especifico.

Leitura de inspeção: Ler ou não Ler? Eis a questão

A primeira coisa a se fazer ao pegar um livro é verificar se ele é digno de sua leitura. Portanto, tenha em mente de maneira muito clara, quais são os seus objetivos com a leitura:

  • Quais são os tipos de informações que desejo adquirir?
  • Será que este livro vai entregar aquilo que estou esperando?

Primeiras impressões

Nesta etapa, o intuito é ter uma visão geral do assunto, sem muitos detalhes, mas que é extrema importância para garantir que você não inicie uma leitura que não contribua para o seu aprendizado e o cumprimento de seus objetivos.

Sendo assim, verifique os seguintes pontos do livro:

  • Qual é a estrutura desse livro?
  • As informações são dispostas de maneira clara e concisa?
  • Quais são as palavras-chave?
  • Qual é a profundidade do conteúdo apresentado?

Esta primeira verificação pode ser efetuada apenas passado o olho pela obra, folhando os capítulos. Se preferir, comece analisando o título e o prefácio, se fazendo perguntas como:

  • Qual a ideia principal contida nas páginas deste livro?
  • O que o título do livro está sugerindo?

A partir destes questionamentos, verifique se eles são elucidados por essas sessões do livro.

Analise as sessões do livro

Posteriormente, parta para o sumário, dê uma analisada nos assuntos que o livro se propõe a tratar e já faça uma pré-seleção dos capítulos que se mostram mais pertinentes ao seu objetivo de leitura.

A próxima etapa, pode ou não acontecer e depende da sua familiaridade com o assunto abordado. Se o livro tratar de matérias de seu conhecimento, é pertinente dar uma conferida na bibliografia, buscando verificar quais são os autores que embasam a ideia do livro.

Se você está iniciando ou não possui nenhum conhecimento na área, você pode ignorar esta parte e somente utilizar as referências para se aprofundar nas ideias de outros autores.

Por fim, leia a “orelha” e o capítulo introdutório do livro. Na orelha, o autor geralmente faz um “super resumo” do livro, buscando cativar o leitor, desta forma sua leitura permite ter uma noção sobre a proposta da obra. De forma semelhante, o capítulo introdutório costuma ser uma espécie de guia sobre o que o livro tratará, portanto é mais uma oportunidade para você se certificar de que esta é uma obra digna de ser lida.

A leitura de inspeção permite que você decida se deseja ou não seguir com a leitura. Apenas cuide para não perder muito tempo neste processo, lembre-se que é uma leitura rápida, é como se fosse uma pesquisa no “google” para buscar materiais interessantes. Portanto, dedique no máximo uma hora para fazer essa análise.

Leitura Analítica: A leitura propriamente dita

Nesta etapa da leitura, você deverá ler tudo aquilo que lhe interessa de forma linear. Ou seja, selecione as partes da obra ou capítulos que são pertinentes para você e leia-os do começo ao fim. Faça isso, mesmo que não entenda algumas partes, posteriormente você pode retornar à estas partes mais complexas.

Se preferir, utilize um papel em branco enquanto lê, pois o objetivo é não precisar ler o livro inteiro novamente. Rabisque, grife, tome notas, destaque as palavras-chave. Ao final de cada capítulo ou subtítulo, anote em pequenas palavras o que você compreendeu, como se estivesse contando o que leu para alguém que não conhece o assunto.

Com essas informações pode-se criar um guia ou mapa do livro, uma espécie de resumo das informações mais importantes para você. Assim que terminar essa leitura linear, retorne às partes que não ficaram bem claras e leia-as novamente. Com certeza, a segunda leitura será diferente da primeira e sua compreensão sobre o assunto será muito maior. Por fim, complemente as informações faltantes em suas anotações.

Leitura Comparativa: chegou a hora de confrontar as informações

A última etapa da nossa leitura eficiente é utilizar referências externas para comparar com o livro. Talvez essa seja uma das partes mais difíceis, mas ter o contraponto de outras obras é umas das formas mais eficientes de garantir uma compreensão adequada sobre o assunto.

Você pode ler resumos, resenhas ou trabalhos científicos que se referem ao livro. Nesta etapa, se coloque na postura de alguém que está fazendo uma resenha do livro, analise os pontos fortes e fracos, faça ponderações e compare com outras obras sobre o assunto. Utilize essas informações para completar suas anotações sobre a obra.

Recapitulando o método de leitura

Seguindo o passo a passo descrito acima, você lerá apenas livros que realmente irão contribuir para sua aprendizagem, não precisará reler todo o livro para entender novamente o conteúdo e terá uma compreensão muito maior do assunto.

Ao final deste processo, você terá suas próprias anotações sobre o livro e todo o seu conhecimento estará sintetizado ali.

Lembre-se que estas anotações não são um resumo da obra, busque apenas escrever os aspectos mais importantes com suas próprias palavras, utilizando as palavras-chave. Se preferir, condense essas informações em um mapa mental para que o assunto se torne ainda mais fácil de ser revisado.

Este tipo de leitura parece um tanto quanto trabalhosa e ineficiente, mas podemos afirmar para que é justamente o contrário. Você está ganhando tempo, pelo fato de não precisar ler aquela obra novamente.

Se o assunto for extremamente complexo, talvez seja necessário retornar a algumas partes da obra que não ficaram bem claras, mas como você tem suas anotações, retornará somente a estes pontos, sendo desnecessário ler tudo novamente.

Este método de leitura interativo e eficiente, permitirá que você absorva o máximo de conhecimento e produza um material que poderá ser revisado a qualquer momento.

Por fim, se você quiser tornar esse processo ainda mais interessante, prepare uma série de questões com base em suas anotações e resolva-as posteriormente. Assim, você irá garantir que seu aprendizado seja de ainda mais eficiente.

Livro recomendado: Ciclo EARA – O Processo da Aprovação

Se você deseja se aprofundar ainda mais nos conteúdos explorados aqui no site, temos uma sugestão de livro para você.

O Ciclo EARA – Processo da Aprovação é uma obra escrita por Fernando Mesquita, uma das maiores autoridades em concursos públicos no Brasil e que já ajudou milhares de estudantes a atingirem seus objetivos.

No entanto, se você pensa que este livro é apenas voltado para concurseiros, pode ficar tranquilo que as informações dispostas na obra são inteiramente aplicáveis a quaisquer tipos de estudo.

Seja você um estudante de graduação, de pós-graduação, concurseiro, vestibulando ou candidato ao ENEM, o livro te auxiliará a melhorar sua forma de estudar e turbinar seus resultados.

Com uma metodologia simples, didática e objetiva o autor fornece informações valiosas de como estruturar seus estudos, apresentando um conceito inovador de como estudar.

E aí, que tal complementar as informações aprendidas aqui no blog com O Ciclo EARA – Processo de Aprovação e turbinar ainda mais seus resultados?

Acesse o link e GARANTA AGORA MESMO seu e-book.

 

 

E aí, pronto para mergulhar em uma leitura qualificada e recheada de aprendizagem? Deixe seu comentário sobre como foi essa experiência para você.

Não deixe de se inscrever em nossa LISTA VIP para receber conteúdos exclusivos e em primeira mão.

 

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!