Estudo focado: aprenda mais em menos tempo

E se disséssemos para você que é possível estudar menos e aprender mais? Seria interessante não é mesmo? Bom, é justamente isso o que o “estudo focado” propicia.

Na postagem de hoje faremos um apanhado da obra “Trabalho Focado” de Cal Newport, professor do MIT e um entusiasta da importância do foco e da concentração.

Adaptamos as informações do livro para o contexto de estudos e adicionamos algumas informações que achamos pertinentes.

E aí, bora aprender como praticar o estudo focado?

O excesso de informações e a dificuldade de concentração

Recentemente, abordamos a criação de uma rotina de estudos em uma de nossas postagens e neste contexto comentamos a respeito das inúmeras informações e estímulos que recebemos diariamente.

É só tomar iniciativa para estudar que o mundo todo parece virar contra nós: o telefone toca, alguém chama pra sair, os vizinhos fazem barulho e aquela obra no prédio da esquina se torna insuportável.

Não bastasse isso, estamos o tempo conectados nas redes sociais, consumindo grande volume de informações. Para piorar, quando tiramos a atenção do celular, a TV ou o rádio estão ligados, colocando novamente nosso foco em mais notícias e diferentes estímulos.

Quantos de nós têm o hábito de almoçar assistindo TV, dividindo a atenção entre o prato de comida e as notícias do almoço? E ainda, quantas vezes somos interrompidos diariamente, seja no trabalho ou estudando em casa?

Pois bem, esse imenso volume de informações e a tendência que temos a dividir nosso foco em duas ou mais atividades está reduzindo a nossa capacidade de concentração. A má notícia, é que esse processo contínuo de desconcentração pode gerar efeitos permanentes.

Estamos cada vez mais expostos a estímulos e isso tem gerado diversos problemas como a Síndrome do Pensamento Acelerado e a Ansiedade. Consequentemente sentar-se para estudar e se manter 100% focado naquela sessão tem se tornado cada vez mais difícil.

De tanto que aceleramos nossas mentes nos sentimos entediados facilmente e esse é um dos motivos pelo qual limpar toda a casa pareça ser mais agradável do que estudar.

Ao mesmo tempo, esse grande volume de informações faz parte do estilo de vida da sociedade contemporânea e é justamente por isso que devemos lançar mão de algumas estratégias para nos mantermos calmos, focados e concentrados.

As vantagens de manter o foco

De acordo com Cal Newport, no livro “Trabalho Focado”, a nossa economia está mudando rapidamente. Cada vez mais, postos de trabalho vêm sendo substituídos por máquinas ou robôs, principalmente em atividades que não exigem um grande esforço cognitivo. Você já parou para pensar se a atividade que você desenvolve hoje poderia ser facilmente executada por uma máquina?

Neste sentido, com base nas mudanças atuais e que ficarão cada vez mais acentuadas com o avanço das tecnologias, o autor sugere que alguns grupos de pessoas poderão ter mais êxito neste modelo econômico: aqueles que são os melhores naquilo que fazem, aqueles que sabem trabalhar bem com máquinas ou softwares complexos e aqueles que possuem muito dinheiro para investir.

A boa notícia, é que se tornar um dos melhores na sua área de interesse ou aprender a lidar com assuntos complexos, está acessível de forma gratuita para todas as pessoas. Neste sentido, a chave para atingir esses objetivos está em trabalhar ou estudar de forma focada.

Na mesma obra, o autor sugere uma equação que dá ainda mais importância a nossa capacidade de concentração:

Trabalho = tempo gasto x intensidade

Ou seja, quanto mais intensidade você aplica na atividade que está desenvolvendo, menor é o tempo necessário para obter resultados. O inverso também é verdadeiro, pois se você está gastando muito tempo para concluir suas tarefas, significa que está empregando pouca intensidade e isto se deve provavelmente a falta de foco e concentração.

Aqui cabe um adendo, quando falamos em trabalho, o mesmo vale para estudo, afinal aprender, em outras palavras, é um ato de trabalho focado.

Sendo assim, o estudo focado por ser definido como o ato de estar completamente focado com seus materiais, concentrando-se unicamente em realmente entender o conteúdo.

Estudo focado x aprendizagem

Como explicamos anteriormente, precisamos nos preparar para as mudanças do modelo econômico mundial e do mercado de trabalho. Desta forma, uma das habilidades mais importantes para estar à frente destas mudanças é a aquisição de conhecimentos complexos no menor tempo possível.

Tratamos este assunto com mais detalhes na postagem sobre ultralearning, mas queremos deixar claro que sem estudo focado é praticamente impossível exercitar a aprendizagem acelerada.

A neurociência explica que a mielina, uma camada de tecido lipídico que cresce ao redor dos neurônios, permite que as células se ativem mais rápido.  Neste sentido, habilidades, sejam elas intelectuais ou físicas, geralmente se resumem a circuitos cerebrais.

Estudos sugerem que você fica melhor em uma habilidade na medida que você desenvolve mais mielina ao redor de neurônios relevantes, permitindo que este circuito neural se ative com menor esforço e mais efetivamente.

Sendo assim, ao focar intensamente em uma habilidade específica, você está ativando um circuito neural específico, repetitivamente, de maneira isolada e está é a melhor forma de mielinizar um circuito neural.

Esta pequena explanação do funcionamento do cérebro, nos permite entender como a prática deliberada funciona. Afinal, dominar uma tarefa que demanda muito de nossa capacidade cognitiva requer uma forma específica de prática, havendo apenas algumas exceções oriundas de talento natural.

Existem dois componentes principais da prática deliberada:

  • Sua atenção está focada firmemente em uma habilidade específica que você está tentando melhorar ou em uma ideia que você está tentando dominar.
  • Você recebe feedback, assim pode corrigir sua abordagem para manter sua atenção exatamente naquilo que é mais produtivo.

Portanto, com base nestes fundamentos, a prática deliberada não pode existir se houver distração, novamente reforçando a importância do estudo focado para a aprendizagem acelerada.

Interrupções e multitarefa

Um estudo realizado pelo Ofcom do Reino Unido, revelou que as pessoas checam seus smartphones em média a cada 12 minutos e 71% delas afirma nunca desligar seus aparelhos. Imagine você iniciar uma sessão de estudos e checar seu celular com essa frequência, é praticamente impossível se concentrar assim.

Uma outra tendência que temos é a de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, desde as mais simples até às mais complexas. Se temos esse costume, nosso cérebro se acostumará com esse padrão e vai ser “estranho” quando você tentar se concentrar em apenas uma coisa.

Por esse motivo, mesmo que você esteja executando a tarefa mais simples do seu dia, faça-a com atenção e se dedique apenas a isso. A propósito, esse é um dos pilares do Mindfulness, a atenção plena no aqui e no agora.

Além disso, estudos apontam que a multitarefa gera uma espécie de efeito residual. Isso significa que ao alternar seu foco entre diversas atividades, a informação da tarefa anterior ainda permanece na sua memória de trabalho, dificultando o processo de concentração na nova atividade. Ou seja, você demora mais para se concentrar verdadeiramente quando pratica a multitarefa.

Por esse motivo, pare agora mesmo de tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Estudar de forma focada é uma das habilidades mais importantes para aprender mais rápido e para isso é necessário estar 100% concentrado na sua sessão de estudos.

Você pode estar dormindo pouco

De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, dormir bem nos ajuda a pensar claramente, lembrar de informações e tomar boas decisões. Quando você não dorme o suficiente, torna-se mais difícil focar e prestar atenção, afetando negativamente a performance nos estudos.

Por isso, a recomendação é que você durma pelo menos entre 7 e 9 horas por dia para ter uma vida saudável e não perder a concentração facilmente enquanto estiver estudando.

Se você já estiver dormindo a quantidade necessária (7 a 9 horas), talvez as condições do seu sono não estejam adequadas. Neste Sentido, o órgão recomenda que você crie um ritual ao dormir, se exercite diariamente, certifique-se de que seu quarto tenha temperatura confortável, poucos barulhos e baixa luminosidade, utilize travesseiros e cobertores confortáveis, desligue os aparelhos eletrônicos e evite álcool e bebidas à base de cafeína.

Abrace o tédio

Ainda na obra “Trabalho Focado”, Cal Newport dedica um capítulo inteiro para falar da importância de “abraçar o tédio”. Em um primeiro momento isto pode parecer estranho, mas a verdade é que somos viciados em ocupar a nossa mente.

Pare para pensar nas vezes em que você precisa esperar alguém ou enfrentar uma fila, o que você faz? A grande maioria das pessoas pega o celular e acessa as redes sociais.

Estamos viciados em consumir informações e em nos concentrarmos de forma rasa em diversas atividades do nosso dia. Por esse motivo, o autor sugere fazer uma espécie de “detox” das redes sociais. Inclusive, Newport afirma não ter contas em redes sociais e comenta um pouco mais desta assunto nesta palestra do TedX.

Para fazer esse “detox digital”, comece praticando aos poucos, ao invés de pegar o celular enquanto estiver esperando alguém, procure observar o ambiente, refletir sobre assuntos importantes ou apenas se concentrar na sua respiração.

Coloque sua atenção no aqui e no agora, de modo que você esteja 100% presente na maior parte do seu dia. Assim, aos poucos você construirá o hábito de não ceder imediatamente as pressões do ambiente e se concentrar intensamente ficará cada vez mais fácil.

A importância do isolamento

A ativação de determinados circuitos neurais necessita de intensa concentração. Para Cal Newport, uma condição primordial para isso é o isolamento e a ausência de distrações. Inclusive, o autor menciona diversos exemplos de pessoas de sucesso que praticam rituais de isolamento.

Um deles é Bill Gates, que faz retiros semanais em isolamento, apenas na companhia de alguns livros.

Por esse motivo, para acessar um estado de foco profundo, tenha um local específico para estudar ou trabalhar, completamente livre de distrações, silencioso e confortável. Além disso, retire quaisquer objetos que podem lhe tirar atenção, estudando de preferência com a mesa vazia.

Desconecte-se completamente do mundo digital, selecionando os materiais necessários anteriormente. Posteriormente, desligue o celular ou coloque-o em modo avião, desativando sua conexão com a internet.

Desta forma, estude em blocos de 40 a 50 minutos e faça intervalos de cinco a dez minutos. Não utilize esse período de descanso para se conectar à internet. Aproveite para se alongar, observar sua respiração ou tomar água.

Esses intervalos são extremamente importantes, pois muitas vezes perdemos o foco quando estamos estudamos por um longo período de tempo.

Para controlar o tempo, utilize um relógio convencional. Se não houver nenhum disponível, use o aplicativo Forest com o aparelho em modo avião.

De preferência, inicie as sessões pela manhã, logo após sua rotina matinal. Neste período, as distrações são reduzidas, pois os eventos do dia ainda não ocorreram. Portanto, a probabilidade de render mais pela manhã, é muito maior.

Por fim, determine o horário de começo e término das sessões. Assim que terminar seu dia de trabalho ou estudo, não toque mais nos materiais e não pense no assunto.

Cal Newport, nunca trabalha depois das 17:30 pois, determinar o horário de término, cria um sentimento de escassez do tempo, fazendo você produzir mais naquele período.

Estratégias para se concentrar mais

Algo que é preciso ter mente sobre foco e concentração, é que ambas são habilidades e, portanto, podem ser desenvolvidas com muito treino. Pense nelas como um músculo, quanto mais você treinar, mais fortes elas ficarão.

Agora, vamos verificar outras estratégias simples para incrementar nossa capacidade de concentração:

  • Contabilize as distrações: Anote o número de vezes que você divaga em um papel. Assim que identificar a distração, anote e volte a atenção ao momento presente. Isso permitirá acompanhar sua evolução.
  • Estude ouvindo música instrumental ou áudios binaurais (frequências de onda). Há diversas playlists no Spotify e Youtube, que auxiliam a reduzir as distrações.
  • Utilize fones de ouvido (não precisa ouvir nada), se for necessário estudar em locais com mais pessoas, para reduzir a quantidade de interrupções.
  • Utilize a regra dos cinco a mais: Sempre que se sentir perdendo o foco em uma leitura, por exemplo, leia cinco páginas a mais, ou cinco minutos a mais. Force o seu foco nesse período e isso auxiliará a elevar sua concentração.
  • Pratique a atenção plena. Esteja atento a todas as atividades do seu dia e evite a multitarefa.
  • Durma de sete a nove horas por dia.
  • Pratique a meditação mindfulness regularmente.
  • Pratique atividades físicas: dê preferência para aquelas que exigem concentração e coordenação como yoga, dança e artes marciais.
  • Reduza o tempo gasto em redes sociais. Utilize aplicativos para monitorar o tempo que você passa conectado e estabeleça metas para reduzir a intensidade de uso.

Agora que você tem as ferramentas disponíveis, mãos à obra. Escolha as estratégias que mais se adequam a sua rotina e pratique-as constantemente. Estudar completamente focado e concentrado vai lhe poupar muito tempo e fazer você aprender mais em menos tempo.

Livro recomendado: Ciclo EARA – O Processo da Aprovação

Se você deseja se aprofundar ainda mais nos conteúdos explorados aqui no site, temos uma sugestão de livro para você.

O Ciclo EARA – Processo da Aprovação é uma obra escrita por Fernando Mesquita, uma das maiores autoridades em concursos públicos no Brasil e que já ajudou milhares de estudantes a atingirem seus objetivos.

No entanto, se você pensa que este livro é apenas voltado para concurseiros, pode ficar tranquilo que as informações dispostas na obra são inteiramente aplicáveis a quaisquer tipos de estudo.

Seja você um estudante de graduação, de pós-graduação, concurseiro, vestibulando ou candidato ao ENEM, o livro te auxiliará a melhorar sua forma de estudar e turbinar seus resultados. Com uma metodologia simples, didática e objetiva o autor fornece informações valiosas de como estrutura seus estudos e apresenta um conceito inovador de como estudar.

E aí, que tal complementar as informações aprendidas aqui no blog com O Ciclo EARA – Processo de Aprovação e turbinar ainda mais seus resultados?

Acesse o link e GARANTA AGORA MESMO seu e-book.

 

 

Curtiu nossas estratégias para aumentar o foco e a concentração? Contra pra nós quais você vai utilizar e não esqueça de nos mandar aquele feedback! Compartilhe e se inscreva na nossa LISTA VIP.

 

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!