E aí meus queridos “nerds” (ou futuros), como vocês estão?
Já abordamos a criação de uma rotina de estudos eficiente aqui no blog (1 e 2). Mas como esse assunto é um pouco complexo, vamos abordar ele de uma maneira um pouco mais prática e trazer algumas informações novas sobre o assunto.
A chave para conseguir implantar uma rotina de estudos é ser consistente. Você precisa fazer repetidamente a mesma ação para conseguir tornar ela familiar ao seu cérebro. Ao mesmo tempo, não espere que inicialmente, estudar será tão rotineiro quanto escovar seus dentes, pois estamos implantando um hábito que exige esforço e concentração. Por outro lado, não se assuste, pois existem diversas formas de facilitar seu caminho até a criação de uma rotina de estudos eficiente. Vamos a elas:
- Conheça sua rotina e se planeje antecipadamente– Você precisa ter noção de todas as atividades do seu dia. Assim, organize suas tarefas para priorizar seu tempo de estudos. Utilizar uma agenda vai facilitar a sua vida.
- Descubra em qual horário você rende mais – faça testes para ver se o seu aproveitamento é melhor de manhã, de tarde ou a noite. A maioria das pessoas rende melhor pela manhã, em torno das 10 horas.
- Estabeleça metas realistas– Seus objetivos devem ser específicos e modestos no começo. Não queira estudar um livro todo em uma sessão de duas horas, ou estudar por três horas se hoje você não consegue estudar nem 30 minutos. Isso só vai te desestimular. Defina períodos curtos e com pausas.
- Faça muitas pausas – Mesmo em períodos curtos, fazer pausas irá permitir que você mantenha o foco e a concentração. Você pode utilizar a técnica do pomodoro, com o aplicativo Focus-To-Do.
- Estabeleça uma recompensa – Sempre que concluir a sessão de estudos que você planejou, se permita uma recompensa. Isso vai fazer com que seu cérebro associe o estudo à recompensa.
- Tenha um local específico para estudar – Crie uma espécie de santuário, um ambiente que você se sinta bem e seja livre de distrações (barulhos e entrada de pessoas). Você pode ter até mais de um local adequado para estudar, isso facilita o processo.
- Seja consistente – Essa é a chave de tudo. Inicie sua rotina em períodos curtos e aumente gradativamente, principalmente se hoje você não tem o hábito de estudar.
Esses passos são simples e contribuirão para você implantar definitivamente uma rotina de estudos no seu dia a dia. Seu foco deve ser na consistência, não queira iniciar com longos períodos de estudos pois a chance de você desistir logo é muito grande. Por esse motivo, aumente a sua carga de estudos gradativamente e veja como se sai. Utilize o aplicativo Focus-To-Do para monitorar seu tempo de estudo e visualize o tempo posteriormente, como forma de motivação.
Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, sugerimos investir em um curso focado em métodos de estudo.
Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco pelo nosso e-mail: classedosaprovados@gmail.com ou pelo nosso instagram.
Deixe seu comentário logo abaixo e nos conte como está implementando sua nova rotina.
Seja o primeiro a comentar!