Os alimentos que ingerimos tem um papel fundamental em manter nosso cérebro saudável e podem melhorar tarefas mentais específicas, como memória e concentração. Abaixamos trazemos uma lista com alimentos muito fáceis de serem encontrados e que trazem grandes benefícios para nossa capacidade cerebral:
1 – Peixes com alto teor de gordura.
Peixes como o salmão, a truta e a sardinha, são ricos em ômega-3. Aproximadamente 60% do nosso cérebro é composto de gordura e a metade dela é do tipo ômega-3. Essas gorduras são essenciais para aprendizagem e memória. Não ingerir quantidades adequadas de ômega-3 está associado com dificuldades de aprendizagem e depressão.
2 – Açafrão
A curcumina, o ingrediente ativo do açafrão, é um potente antioxidante e anti-inflamatório que está associado com benefícios para a memória, auxiliando na formação de novas células cerebrais.
– Beneficia a memória: A curcumina pode melhorar a memória de pessoas com mal de Alzheimer.
– Ameniza os sintomas da depressão: A substância eleva a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar.
– Auxilia na formação de novas células cerebrais.
3 – Brócolis
Esse alimento possui grandes quantidades de vitamina K e apenas uma porção de 91g possui mais de 100% da quantidade diária recomendada. Alguns estudos associam a elevada ingestão de vitamina K à melhorias na memória.
4 – Sementes de abóbora
As sementes são ricas em zinco, magnésio, cobre e ferro, micronutrientes associados com a melhoria das funções cerebrais. O magnésio é um micronutriente essencial para a memória e aprendizagem.
5 – Chocolate preto (de preferência o amargo)
Esse alimento possui flavonoides que podem melhorar a memória, auxiliando na desaceleração do declínio das capacidades mentais com o avanço da idade.
O brócolis é rico em vitamina K, elemento associado à melhoria da memória.
6 – Blueberries e frutas vermelhas
Esses alimentos são ricos em antocianina e alguns antioxidantes presentes nesses frutos podem se acumular no cérebro, melhorando a comunicação entre as células cerebrais. Estudos com animais mostraram que os “berries” auxiliam a melhorar a memória e podem reduzir o tempo da perda da memória de trabalho (curto prazo).
7 – Nozes, castanhas e amêndoas
Uma revisão em 2014 mostrou que esses alimentos podem melhorar a cognição e até mesmo auxiliar na prevenção de doenças neurodegenerativas.
8 – Ovo
A colina, presente no ovo, é um micronutriente precursor da acetilcolina, neurotransmissor que atua na regulação do humor e da memória. Estudos revelam que ingestões elevadas de colina auxiliam na melhoria da memória e da função mental.
Essa lista é uma tradução livre (efetuada pela nossa equipe) disponibilizada pelo site Healthline.
Seja o primeiro a comentar!