Como estudar muito em 2021

Chegamos oficialmente em 2021. E esse é o ano que você vai ESTUDAR MUITO (com técnica, é claro) e conseguir transformação pelo conhecimento.

Afinal, é por meio da aquisição de informações e de coloca-las em prática, que você vai atingir qualquer objetivo nesse ano.

A passagem de ano, embora simbólica, sempre é um marco e uma oportunidade de traçar novas metas e trilhar novos caminhos.

No entanto, eu aposto que para realizar qualquer uma das suas resoluções para 2021 será necessário estudar muito, aprender algo ou no mínimo por em prática algo que você já saiba.

Desta forma, se de qualquer maneira você terá que aprender algo, porque não colocar como objetivo para 2021, estudar muito mais do que você vêm estudando?

Ou melhor ainda, já pensou em não ter qualquer limite em relação ao que você possa aprender?

Se sim, este post é ideal para você, pois vou fornecer diversas dicas para que você estude muito esse ano. 

Se esse não é o seu caso, leia esse artigo até final pois eu lhe darei excelentes razões para colocar a aprendizagem e a aquisição de conhecimentos como a sua principal meta de 2021.

Destaco que quando eu falo em aprender mais, falo em se tornar uma verdadeira “esponja”.

Você pode aprender quaisquer coisas que deseje e é possível aprender com absolutamente tudo o que fazemos.

Se esse for o seu objetivo em 2021, certamente irá atingir um nível mais elevado como profissional, mas principalmente como ser humano.

Estamos em constante evolução e sempre podemos melhorar de alguma forma, esse é o lema!

Você foi dotado com a máquina mais poderosa do universo: o seu cérebro.

E talvez, só precise de um empurrãozinho para viver seu pleno potencial.

Você está pronto para fazer de 2021 o ano da sua transformação pelo conhecimento?

Sumário

 

Aprender transforma

2020 talvez tenha sido o ano mais marcante das nossas vidas. Diversos acontecimentos históricos puseram a prova nossa resiliência.

Muitos ficaram doentes, desempregados, empresas quebraram e ocorreram inúmeros óbitos.

Ao mesmo tempo, pessoas cresceram na crise, criaram novos negócios, se reinventaram e o mundo digital foi completamente transformado.

Não dá pra dizer que alguém estava preparado para isso. Entretanto, algumas pessoas conseguiram enxergar oportunidades em meio a crise e aposto que estudar muito foi um dos trunfos dessas pessoas.

Possivelmente, elas tinham mais conhecimento que a maioria. Mas mais do que isso, puseram tudo que sabiam em prática. Afinal, no campo das ideias e sem tomar quaisquer atitudes fica difícil conquistar alguma coisa.

Conhecimento por si só, não é poder. Você só conseguirá obter poder, se colocar aquilo que sabe em prática.

De qualquer forma, antes disso é necessário adquirir conhecimento. Você precisa ler, se informar, estudar e estar atento as oportunidades. É até possível aprender algo apenas praticando. No entanto, existem habilidades, especialmente aquelas que impactam a sociedade, que necessitam de uma base teórica sólida.

Mas conta pra mim, qual foi a última vez que você investiu no seu conhecimento?

E aqui não estou falando em fazer uma graduação, pós-graduação ou qualquer curso!

Qual foi a última vez que você realmente se propôs a aprender algo novo, sem delegar a ninguém?

Quando você foi o único responsável pela sua aprendizagem?

São poucas as pessoas que possuem essa consciência!

Todo investimento feito em aprendizagem gerará retornos para você. Em um primeiro momento, talvez não financeiros. Entretanto, isso te tornará mais culto, com maior senso crítico e dotado de um vocabulário mais rico.

o simples fato de conhecer algo, lhe torna apto a enxergar oportunidades. E é justamente por isso que aprender transforma.

O processo de aprendizagem te torna um ser humano melhor e permite que você se sobressaia em momentos difíceis.

Estudar muito pode te tornar ilimitado

Em 2020 li o livro “Limitless”, que em tradução livre significa “Sem limites ou ilimitado” do Jim Kwik. A história do autor é muito interessante, pois Kwik quando pequeno, sofreu um acidente que comprometeu algumas de suas funções cognitivas.

Por conta disso, tinha dificuldades em ler, escrever e aprender, chegando a ser taxado de “o menino do cérebro quebrado” por um de seus professores.

Apesar das dificuldades, Kwik foi melhorando aos poucos até que se interessou por aprender como o cérebro funciona e algumas técnicas de aprendizagem acelerada.

Passado um tempo desde o seu interesse pelo assunto, ele se tornou um verdadeiro especialista em aprendizagem, se transformando em um “coach do cérebro”, internacionalmente conhecido.

Em seu livro, Kwik traz um conceito muito forte de que podemos nos tornar ilimitados a partir do momento em que dominamos como aprender melhor.

Afinal, se você domina os caminhos da aprendizagem não há limites para o que você possa aprender e consequentemente conquistar. E o mais legal de tudo isso, é que aprender de forma mais rápida não precisa ser chato e doloroso. Vai ser difícil? É muito provável, mas é possível passar por todos esses obstáculos sem sofrer. Principalmente, se você é um leitor do nosso blog.

No livro, o autor traz uma definição muito interessante de ilimitado:

“O ato ou processo de deixar de lado percepções erradas e restritivas sobre o potencial de alguém e abraçar a realidade de que com o mindset, motivação e método corretos, não há nenhuma limitação”.

Nesse sentido, ative o poder da sua mente, liberte-se das crenças que te impedem de trilhar melhores caminhos e atinja todo o potencial que você possui. A alta performance e uma mente ilimitada são questões de treino e como um músculo você pode fortalece-las diariamente.

O modelo da mente ilimitada

Em seu livro, Jim Kwik propõe um modelo, que percorre três áreas, para que você se torne sem limites:

Mentalidade (O quê): Referem-se a crenças, atitudes e assunções que nós criamos acerca de quem nós somos e de como o mundo funciona. Podem ser até mesmo sobre o que somos capazes de fazer, do que merecemos e do que é possível. Na maioria das vezes, nos limitados e não acreditamos na nossa capacidade. Possuir uma mentalidade flexível e de crescimento, é o primeiro passo para sua mente ilimitada.

Motivação (O porquê): Refere-se ao propósito que alguém possui para executar uma ação. Da motivação advém a energia requerida para alguém se comportar de certa maneira. Ou seja, nada mais o porquê de fazermos o que fazemos. Conhecer a aquilo que realmente lhe motiva ou ter um propósito bem claro.

Método (O como): Nada mais é do que um processo especifico para alcançar alguma coisa. Especificamente, é um modo de instrução ordenado, lógico e sistemático. Esse é o seu mapa do sucesso. Você quer aprender ou conquistar alguma coisa, mas pra chegar lá precisa conhecer o caminho.

De acordo com o autor a partir do momento em que você tem uma mentalidade possibilitadora, que leva você a acreditar no seu potencial, uma motivação inabalável, com um porquê muito bem fundamentado e um método de como atingir aquilo, não há limites para aquilo que você possa alcançar.

Portanto, agora que você conhece esses pilares, procure observar em quais deles precisa melhorar. Tenha esses pilares muito sólidos e integrados para atingir qualquer objetivo.

É preciso integrar os pilares para estudar muito

Meu objetivo aqui não é resumir esse livro e nem destrinchar cada detalhe trazido nele, mas tenha em mente que esses três pilares são extremamente importantes para que você conquiste qualquer coisa em sua vida.

Afinal, se você não acredita no seu potencial, não sabe porque faz o que faz e não faz a menor ideia de como chegar lá, não tem chance alguma de aprender uma nova habilidade ou conquistar algo.

Talvez isso não seja novidade para você, mas muitas dificuldades que enfrentamos vêm de não ter um desses pilares bem afixados. Por exemplo, de nada adianta você acreditar que pode fazer algo, ter uma motivação inabalável, mas não fazer a menor ideia de como fazer aquilo, entendeu? Isso é apenas inspiração.

Da mesma forma, apenas ter motivação e método, também tornam a conquista mais difícil, porque seus resultados serão limitados a aquilo que você acredita que merece, aquilo que você acredita que seja capaz ou que seja possível de atingir. Nesse caso, você apenas implementa, sem acreditar que vai acontecer.

Ainda, quando você possui apenas um bom método e uma mentalidade de crescimento, vai sofrer com a falta de energia para executar o que é necessário, ficando apenas no campo da idealização (Olha que tem muita gente aqui, hein?).

Portanto, é preciso estar com esses três itens em dia para se tornar ilimitado e liberar todo o potencial que há dentro de você. Isso não é papo motivacional, viu? Faz muito sentido!

No entanto, as vezes não conseguimos enxergar isso sozinhos. Observe onde você está falhando nos momentos de dificuldades e percorra novamente esses pilares. Resolver seus problemas é muito mais simples do que você imagina.

O objetivo de 2021: Estudar muito e se tornar ilimitado

Você já sabe quais são os pilares da mente ilimitada. Também sabe que precisa ter a mentalidade adequada para fugir das crenças limitantes e acreditar verdadeiramente no seu potencial.

Além disso, tem clareza de que é preciso ter um verdadeiro porquê, uma motivação inabalável para que aprenda o que quiser e realmente atinja seus objetivos.

Por fim, você sabe que precisa de um método, um caminho para percorrer ou uma jornada bem estabelecida rumo ao seu objetivo.

Juntando tudo isso e sem querer ser redundante, você aumentará muito as suas chances de sucesso, simples assim.

Desta maneira, você estará pronto para estudar muito e se tornar ilimitado.

Mas sobre o último pilar (método), eu gostaria de apresentar mais uma ferramenta do livro, mas prometo que é a última viu @JimKwik?

Senão ele vai achar que eu estou resumindo o livro todo aqui, hein!?

Logo no começo do livro, o autor propõe um modelo para aprender qualquer coisa mais rápido. Para isso, ele criou um acrônimo que forma a palavra: FASTER (Mais rápido, em inglês).

O método FASTER

F para Forget (Esquecer): A chave para um super foco é remover ou esquecer aquilo que te distrai.

A para Act (Agir): A educação tradicional assume que aprender é uma experiência passiva. No entanto, aprender não é um esporte de espectadores e o cérebro aprende tanto pelo consumo quanto pela criação (principalmente). Justamente por isso, inove quando for estudar, tente técnicas novas, métodos diferentes, interaja com as informações e torne todo o processo mais divertido.

S para State (Estado): Toda a aprendizagem depende do seu estado atual. Na verdade, quando você associa uma emoção com aquilo que está aprendendo, torna o processo mais memorável. Portanto, ao aprender algo se coloque em estado de alegria, fascinação e curiosidade.

T para Teach (Ensinar): Se você quer encurtar seu caminho para aprendizagem, aprenda com a intenção de ensinar a alguém. Automaticamente, ao se preparar para ter que ensinar, você presta mais atenção. Por isso, sempre tenha esse propósito em mente e você verá seu rendimento explodir.

E para Enter (Entrar): A ferramenta mais simples e poderosa para alta performance é o seu calendário. Desta forma, agende um horário para focar em si mesmo. Aprenda uma nova habilidade, coloque algo em prática e faça desse momento o mais importante e produtivo do seu dia.

R para Review (Revisar): Reduza a curva do esquecimento com a recordação ativa e a repetição espaçada. Revise o assunto de forma frequente e espaçada. Os ganhos em memorização de longo prazo serão imensos. Além disso, inicie uma sessão de aprendizagem, se recordando ativamente da última sessão.

Incrível não é mesmo? O Jim Kwik sintetizou os principais pilares da aprendizagem em um acrônimo.

O mais legal é que se aplica a qualquer coisa que você queira aprender, basta executar e ter na ponta da língua.

Um exercício que vai te auxiliar

Para encerramos esse post com chave de ouro, bora fazer um exercício?

Esse é um exercício de visualização, portanto procure um lugar calmo e sem interrupções para realmente ficar imerso na jornada.

Desta forma, sente-se sozinho neste local e apenas observe atenciosamente a sua respiração, percebendo como ela vai se acalmando e se tornando mais lenta.

Agora, mentalize uma habilidade ou conhecimento que mudará completamente a sua vida.

Pense com calma, mas em algo que seja realizável, que seja difícil para você hoje, mas que te propiciaria conquistar coisas incríveis.

Depois disso, imagine o que pode conquistar ao saber tudo isso.

Neste momento, feche os olhos e reflita sobre como que irá atingir e se sentir no momento em que conquistar essa habilidade.

Apenas fique alguns segundos em estado de relaxamento e curta essa sensação, tentando colocar muitos detalhes naquilo que está visualizando.

E aí, como você está se sentindo agora?

Ao mentalizar o prazer que você irá sentir ao adquirir um novo conhecimento ou habilidade. E ao visualizar que realmente isso pode fazer a diferença em sua vida, você se enche da motivação necessária para buscar aquilo que deseja.

Aliás, a motivação é uma porta que se abre por dentro. Só você mesmo pode se motivar, os outros podem apenas te estimular e incentivar. E isso é completamente distinto da real motivação, que é inabalável.

Muitas pessoas, podem achar que esse exercício bobo e sem sentido e, está tudo bem.

Você não precisar amar a técnica. Mas, pode tentar e se fizer sentido pra você, essa é uma grande ferramenta para manter-se motivado nos momentos de dificuldades.

Além disso, serve como combustível para dar a partida em busca da sua jornada. Especialmente, para quem ainda tem dificuldades em saber qual caminho quer seguir.

Seus próximos passos para estudar muito

Neste post lhe mostrei ferramentas extraordinárias para ter um 2021 sensacional. Você tem a capacidade de fazer um ano maravilhoso e atingir todas as suas metas.

Para isso, basta ter muita calma e ser consistente em suas ações. Você pode saber mais sobre CONSISTÊNCIA nesse artigo. 

Nesse sentido, se estiver precisando de um pouco de ajuda com isso, este post com certeza vai te ajudar.

Além disso, se você está realmente interessado em se destacar nesse ano, SE INSCREVA EM NOSSA LISTA DE E-MAIL.

Iremos disponibilizar artigos exclusivos para os assinantes da lista e com certeza iremos te ajudar a ter um 2021 extraordinário.

Portanto, conte comigo e não esqueça de deixar o seu feedback nos comentários.

 

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!