Fala galera, tudo bem com vocês? Hoje iremos abordar as melhores maneiras de organizar seus estudos visando otimizar seu tempo e aumentar a eficiência da sua preparação. A fórmula que passaremos pode ser aplicada para qualquer finalidade, mas é focada principalmente na preparação para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Como efetuar um bom planejamento?

O primeiro passo para criar um planejamento de estudos eficiente é conhecer sua rotina, levando em conta todas as atividades da sua semana: trabalho, tempo com a família, atividades físicas, hobbies e o tempo que você investe nessas atividades. Recomendamos fortemente que você tenha uma agenda física ou utilize alguma ferramenta digital para se organizar. Sabemos que muitas pessoas são resistentes ao uso de agendas, portanto se você é uma delas, o ideal é não se pressionar no começo e fazer uma transição gradativa ao seu uso.

O que queremos dizer com isso é que no começo você não precisa se sentar no domingo à noite e anotar todos os compromissos semanais, determinando horários e metas detalhadas para ela. Lembre-se do post que fizemos sobre os hábitos, onde falamos que você não deve investir toda sua energia de uma vez só e que é preciso começar aos poucos e com constância. Sendo assim, você deve (assim que tiver uma agenda) se organizar diariamente, planejando primeiramente algumas tarefas da sua manhã. Depois que você concluiu e executou esse planejamento, você pode organizar a sua tarde e posteriormente, um dia inteiro.

A agenda é uma das formas mais clássicas de organização e é muito eficiente.

Ao final de uma semana, você terá planejado todos os seus dias e terá um “esqueleto” padrão de como ela funciona. Se ainda estiver difícil se organizar, você pode continuar fazendo o mesmo processo, até que se sinta confortável em planejar toda a semana. Lembre-se de incluir o tempo que você pretende se dedicar aos estudos nesse planejamento diário, assim você já vai se habituando à sua nova rotina.

É preciso tomar o mesmo cuidado com o uso da agenda, na determinação do seu tempo de estudo. Se em sua rotina semanal não há nem 30 minutos dedicados aos estudos, não adianta você se planejar para estudar três horas por dia no começo. Provavelmente seu corpo não vai aguentar e você desistirá na primeira semana. Por isso, sugerimos que você leia atentamente nosso post sobre como criar o hábito de estudar, visando driblar esses pequenos obstáculos. Desta forma, o ideal é que você se comprometa com períodos pequenos de estudo no início (40 min a 1 hora), mantenha constância e vá aumentando gradativamente.

Como determinar o tempo de estudo de cada matéria

Para que você planeje seus estudos de maneira adequada, é necessário saber exatamente qual o seu nível atual nas matérias/assuntos cobrados. Você deve priorizar aqueles assuntos que sabe menos ou que tem maior dificuldade. Para testar seu nível atual, basta fazer um simulado ou resolver provas antigas: Escolha um dia e resolva a prova como se estivesse participando do concurso (ou vestibular/ENEM), ficando atento ao tempo máximo para resolução da prova e sem contar com qualquer tipo de ajuda. Assim que terminar, confira o gabarito e verifique em quais matérias se saiu pior, pois serão a sua prioridade daqui pra frente.

Ao mesmo tempo, você precisa ficar atento ao peso de cada matéria na nota total da prova. Digamos que em uma prova sejam cobradas 85 questões de oito matérias. No entanto, cinco matérias possuem oito questões (9,4%) e três matérias possuem 15 (17,64%). Neste caso, é preciso que você leve em consideração que três matérias contarão mais pontos que as outras e, portanto, será necessário aumentar a intensidade de estudo nessas disciplinas. Se em alguma delas, depois do simulado, você verificou que possui muita dificuldade, terá que elevar ainda mais a frequência de estudos nesse assunto.

Por exemplo, a disciplina de Português terá 15 questões, representando 17,64% do total de pontos da prova. A sua meta de estudos é de três horas por dia de segunda a sexta, que totalizam 15 horas semanais. Neste caso, você deverá dedicar 17,64% do tempo a disciplina português, ou seja, aproximadamente 2 horas e 40 minutos.

Fique atento! Este cálculo levou em consideração apenas o peso da matéria na prova, mas você também precisa levar em consideração seu desempenho na disciplina. Neste caso, o ideal é reduzir o tempo de estudo de uma matéria que você tenha facilidade e que ao mesmo tempo tenha menor impacto na nota da prova. Por exemplo, se você tem dificuldades em Português, pode adicionar 5% do tempo dedicado a outra disciplina, estudando 22,64% do seu tempo (3 horas e 20 minutos, aproximadamente).

Uma dica muito importante é possuir horários de estudo flexíveis. Você deve ter margem para ajustar o tempo que se dedica às diferentes matérias, conforme o seu progresso. Neste sentido, é importante que você monitore semanalmente sua evolução nas disciplinas que possui dificuldade, verificando se é necessário manter, reduzir ou aumentar o tempo de dedicação. Além disso, pode acontecer de uma matéria considerada fácil, possuir uma parte difícil e exigir que você se dedique um pouco mais a ela.

Outro aspecto muito importante do seu planejamento é em relação ao número de matérias estudadas por dia. Utilizando nosso exemplo anterior, você possui um total de 8 matérias na prova e estudará por três horas em 5 dias da semana. Neste caso, o ideal é que você estude no máximo duas disciplinas por dia. Assim, você tem uma sessão diária de 1 hora e 30 minutos por disciplina, sendo possível absorver novos conteúdos, resolver questões e revisar neste período. Mais adiante, em outras postagens, falaremos da importância das revisões e de como você deve organizá-las para que sejam eficientes.

Resumindo o que falamos hoje, fazemos as seguintes recomendações:

1) Organize a sua rotina para verificar quanto tempo gasta com as atividades atuais e quanto tempo pode dedicar a estudar.

2) Faça um simulado ou prova antiga para verificar seu nível de conhecimento nas matérias.

3) Verifique o peso de cada matéria na composição da nota final da prova.

4) Defina a quantidade de horas diárias e a frequência semanal de estudo.

5) Distribua seu tempo de estudo levando em consideração sua dificuldade e o peso da matéria na nota final da prova.

6) Seja flexível com o tempo determinado e acompanhe seu rendimento semanalmente para ajustar o que for preciso.

Se você seguir nossas dicas será possível construir um planejamento eficiente e flexível, que atenda as demandas da sua rotina e seja fácil de executar. Lembre-se de que a constância é a característica mais importante para que você siga firme no seu planejamento. Se estiver difícil cumprir o que você propôs, provavelmente há alguma coisa errada e você deixou algum aspecto da sua rotina de fora ou está querendo dedicar muito tempo aos estudos. Se tiver quaisquer dúvidas entre em contato conosco pelo instagram ou pelo nosso e-mail: classedosaprovados@gmail.com.

E aí, gostou desse conteúdo? Conta pra nós como você irá planejar seus estudos daqui pra frente.

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!