No último post nós falamos sobre os benefícios da meditação mindfulness para a aprendizagem acelerada. No entanto, ficaram algumas dúvidas de como podemos inserir a prática na rotina de estudos diária. Todos nós temos um dia extremamente corrido e queremos maximizar nosso tempo de estudo. Em um primeiro momento, você poderá pensar: “Poxa, eu mal tenho tempo para estudar, quem dirá para meditar “. Entretanto, o tempo que você dedicar à meditação mindfulness deve ser encarado como investimento, tendo em vista que você gozará de melhor capacidade de compreensão, atenção, calma e de outros diversos benefícios que elencamos no post anterior.
Sendo assim, tudo que você precisa é disposição para iniciar a prática e constância para que isso realmente se torne um hábito. Se você nunca meditou, o ideal é que começa com sessões muito pequenas (de 2-5 a minutos) e que vá aumentando o tempo gradativamente. Não há consenso sobre quanto tempo devemos meditar para usufruir dos benefícios, mas algumas pesquisas mostram que uma prática de apenas 15 minutos, já pode trazer os resultados esperados. Novamente, nós do Primeiro da Classe recomendamos que você tenha constância e tente meditar todos os dias pelo tempo que lhe for confortável.
Passo a passo de como praticar a meditação mindfulness
1 – Escolha um local isolado, com temperatura agradável e livre de perturbações. Se você mora com outras pessoas que podem interromper a sua prática, você pode colocar algum aviso na porta ou escolher os horários que está sozinho (a) para praticar.
2 – Sente-se em uma posição confortável. Você pode sentar-se ao chão, sobre uma almofada, de pernas cruzadas (posição do índio) ou em uma cadeira, com os pés firmes no chão. O importante é que você mantenha sua coluna ereta.
3 – Se preferir feche os olhos ou mantenha-os entre abertos. Não há regra para isso.
4 – Tudo que você fará agora é se concentrar no momento presente e na sua respiração. Verifique como o ar e entra e sai pelas suas narinas e ouça todos os sons do ambiente.
5 – Provavelmente você será bombardeado por pensamentos de diversos tipos. Não julgue-os e apenas observe. De preferência apenas rotule-os mentalmente como a palavra: pensamento.
6 – Utilize algum aplicativo ou o relógio do celular para controlar o tempo. Nós recomendamos o aplicativo Insigth Timer, que tem diversas funções legais.
Associando a meditação mindfulness aos estudos
Ainda não entramos em detalhes sobre rotinas de estudos aqui no Primeiro da Classe, pois entendemos que as questões de mentalidade são extremamente importantes para a aprendizagem eficiente. Afinal, você precisa estar com boa disposição mental e com muita calma para enfrentar a maratona de estudos.
Ressaltamos que iremos abordar a rotina de estudos de maneira detalhada nos próximos posts. Por outro lado, vamos adiantar um pouquinho esse assunto para que você já vá inserindo este hábito em meio a sua rotina de estudos.
Vamos pegar como exemplo uma pessoa que estude um total de 3 horas por dia. Primeiramente, não recomendamos que você estude todo esse período de uma vez só e que busque dividir esse tempo em dois turnos (manhã e tarde, por exemplo), se for possível. Dividindo esse tempo em dois turnos, você terá duas sessões diárias de 1 hora e 30 minutos e deverá fazer uma nova divisão, em dois turnos de 45 minutos. Desta maneira, você tem um total de 4 blocos de 45 minutos para estudar.
Sugerimos que você medite no intervalo entre o primeiro e o segundo bloco por 5 minutos e ao final da sessão (1 hora e 30 minutos), você medite novamente por 5 minutos. Ao final do dia, você terá acumulado 3 horas de estudos e 20 minutos de meditação. Consideramos esse tempo excelente e com certeza você usufruirá dos inúmeros benefícios da meditação mindfulness para aceleração da aprendizagem.
Se você deseja se aprofundar na meditação nós recomendamos aqui no Primeiro da Classe, dois cursos:
Estes cursos são ótimos e abordam os inúmeros outros benefícios da meditação, que vão muito além da aprendizagem acelerada.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo instagram ou deixe seu comentário logo abaixo.
Seja o primeiro a comentar!