Leitura acelerada: mito ou possibilidade?
Não é mais novidade a importância de qualificar-se para progredir na carreira profissional. Seja qual for sua colocação no mercado hoje, é imprescindível buscar conhecimento e manter-se atualizado, o que torna a leitura acelerada uma habilidade fundamental para o profissional do futuro.
Aprender tornou-se uma obrigação indelegável e uma verdadeira necessidade nos tempos atuais. Por este motivo, para quem pensou que os estudos acabariam no momento em que a graduação fosse concluída, esta é uma péssima notícia.
Por outro lado, mesmo que você não goste de estudar e acredite que tenha dificuldade para aprender, a boa notícia é que dá pra fazer isso de maneira muito mais fácil, divertida e acelerada. Falamos deste assunto no post sobre o livro Ultralearning de Scott Young, onde mostramos os princípios de uma técnica que lhe permite aprender muito mais rápido.
Mesmo que pareça contraintuitivo, a leitura acelerada não reduz a compreensão do que está sendo lido.
Sendo assim, talvez você esteja se perguntando:
– Como eu faço para ler mais rápido, sem comprometer a compreensão daquilo que está sendo aprendido?
– Será mesmo possível ler mais rápido e ainda compreender todo o assunto?
Fique tranquilo, que nós iremos responder estas e outras dúvidas detalhadamente neste post.
Os mitos da leitura acelerada
Muitas pessoas acreditam que ler mais rápido, automaticamente reduz a compreensão das informações. Além disso, muitos falam que o prazer da leitura será perdido ao ler de forma mais acelerada. No entanto, nada disso é verdade e iremos lhe explicar o porquê.
Quando você inicia uma leitura mais veloz, é necessário se concentrar mais no processo. Portanto, este ganho de foco e concentração, faz com que você aumente a compreensão das informações, e não o contrário.
Além disso, ler a baixas velocidades, pode tornar a leitura desinteressante, pois você não sente que está progredindo. Imagine ler vagarosamente um livro de 600 páginas. Se você demora muito para concluir a leitura das primeiras 100 páginas, isto pode ser desestimulante, pois você ficará pensando que ainda restam mais 500 pela frente.
Desta forma, ler mais rápido, além de aumentar sua compreensão, aumenta sua motivação para concluir a leitura, derrubando os dois mitos mencionados anteriormente.
Lendo um livro por semana
Estima-se que em média uma pessoa comum leia a uma velocidade de 200 palavras por minuto (ppm). Pegando alguns dados da Amazon, verificamos que os livros possuem em média 64000 palavras.
Desta forma, a esta velocidade (200 ppm) uma pessoa demoraria 320 minutos para ler um livro. Se ela lê todos os dias, então são necessários 45 minutos diários para concluir um livro por semana.
Se você está pensando que não consegue inserir em sua rotina, um período diário de 45 minutos para leitura, a boa notícia é que você não precisa investir todo esse tempo para atingir esta meta.
Basta acelerar sua velocidade de leitura.
Novamente, vamos aos números.
Digamos que você treine para ler a 300 ppm (aumento de 50%). A esta velocidade, o tempo necessário para a conclusão de um livro, é de 214 minutos. Sendo assim, serão necessários aproximadamente 30 minutos por dia.
Se ainda é impossível para você, dedicar este tempo para leitura, é possível aumentar ainda mais sua velocidade. Estudos apontam que é possível ler 600 palavras por minuto sem comprometer muito a compreensão.
Afinal, mais do que ler rápido, é preciso compreender e aplicar aquilo que está sendo aprendido, certo?
De qualquer maneira, a uma velocidade de 400 ppm, é possível concluir um livro em uma semana, com apenas 23 minutos por dia. Nada mal, certo? E mesmo que você só tenha 15 minutos disponíveis, ainda assim é possível ler um livro por semana.
Portanto, chegamos à conclusão de que para ler um livro por semana, você precisa de duas coisas:
- Criar o hábito de ler todos os dias, por um período pré-determinado.
- Treinar para que sua velocidade de leitura seja aumentada.
Dito isso, abordaremos de forma clara e objetiva estas questões, para que seja capaz de atingir esta meta.
Criando o hábito de ler todos os dias
Já abordamos a criação de novos hábitos aqui em nosso site. Apesar das inúmeras teorias sobre o assunto, nós consideramos que um fator é fundamental: a constância.
A constância é a mãe de todos os hábitos, pois uma ação só se torna um hábito quando é praticada consistentemente.
Por exemplo, se hoje você não possui o hábito de ler, não adianta começar lendo uma hora por dia. É muito provável, que em uma sessão muito grande, você se canse e se desmotive rapidamente. Por isso, no começo estabeleça metas pequenas e realizáveis.
É o mesmo que ir à academia: se você não tem prática nenhuma e exagera na dose, provavelmente ficará todo dolorido e desmotivado, aumentando as chances de desistir.
Sendo assim, inicie com cinco minutos de leitura e faça isso todos os dias, ao invés de estabelecer uma meta grande e não a cumprir.
Quando se sentir confortável, aumente o tempo da sessão gradativamente. Assim que o hábito estiver incorporado estabeleça metas mais ousadas.
Outra forma de manter-se motivado para ler é elencar todos os ganhos que você terá com a atividade. Escreva tudo aquilo que poderá mudar em sua vida, quando for capaz de ler um livro por semana.
Saia fora da caixa e imagine o impacto disso na vida das pessoas mais próximas a você. Além disso, saiba claramente os motivos que te levam a querer ler diariamente: o que você deseja atingir com a criação deste hábito?
Portanto, iniciar aos poucos e estar ciente das motivações e ganhos com o hábito de leitura, torna esse processo muito mais fácil.
Para os momentos em que sentir dificuldades, acesse nosso post sobre autodisciplina. Desta forma, será muito mais fácil lidar com esses contratempos.
Conheça sua velocidade atual de leitura
Existem duas formas de aferir a velocidade da sua leitura: medindo e estimando.
Para medir sua velocidade de leitura, disponibilizamos neste link, um pdf com todas as informações necessárias para você fazer isso.
Se você deseja apenas estimar, o que não é tão preciso quanto medir, siga estes passos:
- Selecione um livro físico que possua uma diagramação uniforme (sem muitos gráficos e figuras)
- Escolha de cinco a dez linhas no livro, da forma mais aleatória possível.
- Conte as palavras em cada uma destas linhas e faça uma média da quantidade de palavras por linha.
- Agora, selecione uma página aleatória do livro, que você ainda não tenha lido e com o auxílio de um cronômetro leia por 60 segundos.
- Ao final deste tempo, conte o número de linhas que conseguiu ler.
- Multiplique o número de linhas pela média de palavras.
- O resultado desta conta será a estimativa da quantidade de palavras que você consegue ler em um minuto.
Treine para ler mais rápido
Agora que você já conhece sua velocidade de leitura, chegamos na cereja do bolo desta postagem: Como fazer para ler mais rápido?
Antes de deixarmos nossas dicas, queremos deixar claro que o ideal é passar por um curso de leitura acelerada para melhorar seus resultados.
No entanto, somente seguindo nossas dicas, será possível aumentar sua velocidade em 30 a 45%, dependendo do seu treino.
Dito isso, vamos a elas:
-
Utilize um guia
Uma das formas mais simples de ler mais rápido é utilizando um guia, que pode ser seu próprio dedo ou uma caneta.
Para você entender como isso funciona, relembre uma situação em que você estava concentrado e algum movimento brusco lhe chamou a atenção. Neste momento, sua primeira reação deve ter sido olhar para o local onde ocorreu o movimento.
Isto acontece pelo fato de nossos olhos serem extremamente reativos a este tipo de situação, ou melhor, a qualquer tipo de movimento.
Portanto, ao utilizar uma guia durante a leitura, a velocidade de movimentação dos seus olhos será maior e linear, “impedindo” que você retorne a partes que já leu. Somente o uso da guia, é capaz de aumentar em 25% sua velocidade de leitura, é só fazer o teste.
Se você tem o costume de ler no computador, pode utilizar o cursor como guia. Apesar do efeito não ser tão bom quanto o de um objetivo físico, auxilia bastante. Outra alternativa, é dar zoom no texto e apontar seu dedo sobre a tela.
-
Utilize sua visão periférica
Para melhorar ainda mais a utilização do guia, procure não percorrer toda a extensão das linhas. Concentre-se em percorrer apenas as partes mais centrais da linha. Você perceberá que mesmo assim conseguirá ler todas as palavras, utilizando sua visão periférica. Evitar percorrer estas partes do texto, acelera ainda mais sua leitura, é apenas uma questão de treino.
-
Reduza a subvocalização
Você costuma cochichar aquilo que está lendo? Ou ainda, ao ler tem uma vozinha na sua cabeça que repete palavra por palavra? Isto chama-se subvocalização e é um dos fatores que atrasam sua leitura.
Este fenômeno é algo natural, principalmente quando lidamos com palavras novas ou difíceis. Neste caso, durante suas sessões de leitura, concentre-se de modo a impedir que esta vozinha se manifeste o tempo todo e de maneira alguma “cochiche” novamente o que está lendo. Estas ações irão reduzir muito a subvocalização.
Seguindo estas três dicas você aumentará consideravelmente sua velocidade de leitura. É evidente que no começo o uso das técnicas pode ser um pouco desconfortável, mas com o tempo você se acostuma. Quanto mais você treinar, mais rápido aumentará sua velocidade e logo irá automatizar este modo de leitura.
Considerações Finais
Como falamos anteriormente, estas dicas permitem elevar em torno de 45% sua velocidade, mas dependendo de sua habilidade é possível ter um ganho ainda maior. Desta forma, se atualmente você lê a uma velocidade de 200 ppm atingirá tranquilamente 290 ppm. Para ler a velocidades próximas a 600 ppm, é necessário muito treino e recomendamos que você se inscreva em um curso de leitura.
A mensagem que gostaríamos de deixar com esse post é a de que é possível praticar a leitura acelerada, você só precisa conhecer seu ritmo atual e decidir que quer ler mais rápido.
O ganho de tempo e a capacidade de absorver mais informações em menos tempo, pode ser um grande diferencial na sua carreira e com certeza contribuirá para atingir seus objetivos.
Livro recomendado: Ciclo EARA – O Processo da Aprovação
Se você deseja se aprofundar ainda mais nos conteúdos explorados aqui no site, temos uma sugestão de livro para você.
O Ciclo EARA – Processo da Aprovação é uma obra escrita por Fernando Mesquita, uma das maiores autoridades em concursos públicos no Brasil e que já ajudou milhares de estudantes a atingirem seus objetivos.
No entanto, se você pensa que este livro é apenas voltado para concurseiros, pode ficar tranquilo que as informações dispostas na obra são inteiramente aplicáveis a quaisquer tipos de estudo.
Seja você um estudante de graduação, de pós-graduação, concurseiro, vestibulando ou candidato ao ENEM, o livro te auxiliará a melhorar sua forma de estudar e turbinar seus resultados. Com uma metodologia simples, didática e objetiva o autor fornece informações valiosas de como estrutura seus estudos e apresenta um conceito inovador de como estudar.
E aí, que tal complementar as informações aprendidas aqui no blog com O Ciclo EARA – Processo de Aprovação e turbinar ainda mais seus resultados?
Acesse o link e GARANTA AGORA MESMO seu e-book.
Se o conteúdo deste artigo foi relevante para você, deixe seu comentário logo abaixo e nos conte como se sentiu ao implantar estas dicas.
Não esqueça de compartilhar esta postagem com seus amigos e se inscrever na nossa LISTA VIP para receber conteúdos em primeira mão e exclusivos.
Seja o primeiro a comentar!