Como administrar seu tempo para estudar mais

Administrar o tempo é uma das habilidades mais importantes atualmente. Vivemos em um mundo repleto de distrações, com muitos compromissos que nos tomam tempo e muitas vezes não trazem nenhum ganho.

Além disso, para boa parte das pessoas é bonito dizer que “está na correria”, é como se fosse um pré-requisito da nossa sociedade estar ou pelo menos parecer ocupado.

No entanto, a sua “correria” muitas vezes deixa em segundo plano a realização de atividades que te propiciam evoluir tanto pessoal quanto profissionalmente, como estudar e praticar atividades físicas.

Muitas pessoas passam o dia apagando incêndios que foram criados por elas mesmas, principalmente por não conseguirem terminar tarefas dentro dos prazos estabelecidos. Este fator vai te tornando menos produtivo com o tempo e pode ser o que te impede de atingir seus objetivos.

Apesar disso, fique tranquilo pois nesta postagem vamos te mostrar que como administrar seu tempo para estudar mais.

Além disso, mostraremos que você não precisa estudar três ou quatro horas todos os dias para atingir seus objetivos.

Você só precisa de dois pré-requisitos: querer estudar e um pouquinho de organização.

Vamos lá?

Não tenho tempo para estudar

É comum, atualmente, ouvirmos as seguintes reclamações:

“Não tenho tempo para estudar”;

“Meu trabalho consome todas as horas do meu dia”;

“Perco a maior parte do meu dia me deslocando ao trabalho”.

O arsenal de desculpas é imenso e poderíamos escrever muitas outras ainda.

Mas, no fundo a verdade é que na maioria dos casos as pessoas se utilizam destas desculpas para não fazerem aquilo que precisa ser feito.

Ao mesmo tempo, sabemos que existem realidades diferentes e que muitos trabalham em locais distantes de suas casas ou exercem funções que as esgotam fisicamente.

No entanto, seja qual for a sua realidade, uma das maneiras mais eficientes para muda-la é administrar seu tempo para estudar mais.

Estudar é libertador e vai te permitir o desenvolvimento necessário para se tornar uma pessoa e um profissional melhor, mais preparado para o mercado de trabalho ou para iniciar seu empreendimento.

Além disso, é possível preparar-se para um concurso público e mudar sua carreira e situação financeira.

Sendo assim, não importa qual for o seu objetivo, o requisito básico é estudar mais.

É por esse motivo que ser responsável pela própria aprendizagem é o que vai separar os profissionais que tem sucesso daqueles medíocres.

Portanto, a narrativa de que não tem tempo para estudar precisa sair da sua cabeça.

Mudar sua mentalidade para: “Eu vou dar um jeito, pois seis dos benefícios que irei colher quando começar a estudar”, é uma das formas mais simples de colocar os estudos como prioridade e tomar as atitudes para administrar seu tempo, tornando isso possível.

Entendendo a sua rotina

A primeira coisa a ser feita para administrar seu tempo é conhecer sua rotina. Neste momento, talvez você deve estar pensando que é praticamente impossível colocar todas as suas tarefas no papel, pois a cada dia surge um novo imprevisto. No entanto, você não precisa ser tão específico assim todos os dias.

Inicialmente, faça uma espécie de diário do tempo, isso pode parecer meio estranho, mas é uma forma de compreender sua rotina. Durante 24 horas anote absolutamente tudo o que você fez e por quanto tempo.

Trabalhou por quatro horas na parte da manhã e levou uma hora para se deslocar? Anote! Se demorou 30 minutos no almoço, tome nota!

A intenção, neste primeiro momento é entender como um “dia normal” funciona para você.

Em posse deste pequeno relato, você terá maior clareza de quais momentos do seu dia será possível inserir uma sessão de estudos.

Você só precisa fazer isso uma única vez para conhecer seu dia, mas não subestime este fato, pois ficará surpreso quando perceber a quantidade de tempo que joga fora ou que é subaproveitado.

Outra forma, mais convencional de conhecer sua rotina é organizando-se por meio de uma agenda. Pode ser a física ou a digital, o que importa aqui é ter um controle daquilo que você faz e quanto tempo leva em cada atividade.

Checar quanto tempo você gasta no seu dia, permite que você identifique períodos de tempo que podem ser melhor aproveitados.

Formas de ganhar mais tempo

Se o seu dia está completamente lotado e você não vê possibilidade alguma de encaixar uma sessão de estudos nele, reveja quanto tempo tem gasto em cada atividade.

Por exemplo, será que você precisa passar a primeira hora do seu dia respondendo e-mails?

Quando você acorda, qual é a primeira coisa que você faz? Checa as mensagens em seu smartphone?

Pequenas mudanças na sua rotina podem lhe render muito tempo. Pela manhã, procure não olhar seu celular na primeira hora. Muitas vezes, você já acorda tendo que resolver algo que é urgente, ao invés de fazer aquilo que é mais importante.

No longo prazo, o que vai lhe trazer mais benefícios? Uma sessão diária de estudos por 40 minutos pela manhã ou tentar resolver todas as “urgências” do seu dia?

Apesar de imprevistos serem normais, muitos dias repletos de “urgências”, significa que alguma coisa não está funcionando bem e que você precisa rever seus hábitos.

Uma das formas mais simples de não acumular tarefas e não criar urgências é a seguinte regra: se algo demora cinco minutos ou menos para ser feito, simplesmente faça!

Não deixe pra depois.

Um exemplo muito simples é um prato sujo, que se lavado imediatamente pós-uso leva pouquíssimo tempo. No entanto, o fato não é o mesmo se você deixa a louça acumular, pois resolver a segunda situação gasta muito mais tempo.

Outra dica é utilizar seus intervalos de almoço para estudar um pouquinho. Veja que o objetivo aqui não é comer correndo pra estudar, isso não é legal e você precisa fazer suas refeições com calma.

No entanto, se você costuma gastar 30 minutos após as refeições, jogando “conversa fora” este tempo poderia ser utilizado para estudar.

Carregue o conhecimento com você

Como mencionamos anteriormente, algumas rotinas são complicadas e os dias imprevisíveis. Muitas vezes marcamos uma reunião que atrasa ou temos que esperar em alguma fila.

Por esse motivo, carregar o material de estudo consigo pode ser extremamente útil para não “perder” tempo nestes momentos de espera.

Hoje em dia, com o mundo inteiro a nossa disposição no smartphone, é muito simples carregar alguns materiais em PDF ou alguns áudios daquilo que você quer estudar.

Se não há materiais em áudio disponíveis, confeccione os seus. Isto é extremamente útil se você mora em cidades grandes e perde muito tempo em congestionamentos.

O mesmo vale para quem precisa se deslocar por muito tempo todos os dias, já pensou estudar por uma hora enquanto desloca-se ao trabalho?

Algumas pessoas vão dizer que isso não vale como estudo, pois a concentração é muito baixa nestes casos. Sabemos que isso em partes é verdade, mas se estes forem os únicos momentos disponíveis do seu dia, o que você prefere?

Fazer isso ou não estudar?

Não deixe as condições moldarem suas atitudes, faça o melhor que você pode com as condições que você possui naquele momento. Com certeza, muitas informações úteis serão aprendidas nestes momentos.

A importância da concentração

Uma das formas de ganhar muito tempo em seu dia é fazer toda e qualquer atividade com o máximo de concentração. Muitas vezes temos a ilusão de que estamos trabalhando ou estudando, simplesmente por estarmos sentados em frente à mesa.

Entretanto, algumas pesquisas apontam que as pessoas passam a maior parte do dia ocupadas com outras atividades, ao invés de estarem produzindo algo útil.

Imagine se você conseguisse produzir o mesmo ou até mais com muito menos tempo do que leva atualmente? Não seria ótimo?

A resposta para conseguir isso é concentração e focos intensos!

E claro, você irá associar este fator com as estratégias para administrar seu tempo.

Vejamos a seguinte fórmula proposta por Carl Newport em seu livro Trabalho Focado:

Trabalho = Tempo gasto x intensidade

Provavelmente você já deve ter passado por uma situação em que teve que entregar algo em um prazo muito pequeno e mesmo assim conseguiu fazer com que tudo saísse bem.

Seu resultado satisfatório foi simplesmente pelo fato de que você trabalhou com uma concentração e focos intensos, que lhe permitiram ser muito mais produtivo que o normal, reduzindo o tempo gasto para concluir a tarefa.

Potencializar o foco e a concentração, além de fazer você ganhar tempo, possibilita que você estude menos, aprendendo ainda mais.

Muitas pessoas dizem que estudam muitas horas por dia, mas será que elas estão efetivamente estudando? Ou apenas estão sentadas em frente ao computador e livros?

Um exemplo é aquele seu amigo que “quase não estudava” e sempre tirava boas notas.

A grande verdade é que essa pessoa estudava sim, mas de uma maneira muito eficiente, com o máximo de foco e concentração.

Este fator aliado a técnicas de estudo adequadas eleva seus estudos a outro nível, fazendo que seus resultados se multipliquem rapidamente.

Formas para aumentar a concentração

Uma das formas mais simples de atingir estes níveis de concentração é conhecendo a si mesmo.

Se qualquer coisa tira sua atenção, talvez você precise se isolar completamente para ser produtivo. Se isso não for possível, utilize fones de ouvido para não ser interrompido.

Além disso, procure a todo momento estabelecer o foco no momento presente. A qualquer indício que sua atenção está “escapando”, foque-se no aqui e no agora. Respire fundo e tome consciência do seu corpo, retornando para atividade que está sendo executada.

Outra forma curiosa de focar ao máximo é criar um senso de urgência. Estabeleça prazos mais curtos e seja fiel a eles. Reduza gradativamente o tempo que você demora em uma atividade buscando produzir o mesmo, isso contribui para aumentar seu foco e concentração gradativamente.

Ainda, você pode relembrar a si mesmo de que é necessário manter o foco. Para isso, basta programar alarmes em seu celular com uma frase semelhante a esta:

“Você está ocupado ou produzindo neste momento”?

Se você tem muitos problemas com concentração, programe o alarme para tocar a cada hora. Ser lembrando de que você precisa fazer algo de útil ao invés de simplesmente ocupar-se, vai fazer você se concentrar imediatamente naquilo que precisa ser feito e novamente, fará você ganhar mais tempo.

Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, temos postagens específicas a respeito de foco e concentração, e da meditação mindfullness que podem te auxiliar muito a estabelecer a concentração máxima necessária para fazer “sobrar” mais tempo no seu dia.

Administrando seu tempo disponível

Todos nós temos 24 horas disponíveis para encaixarmos tudo aquilo que gostaríamos de fazer em um dia.

Uma sugestão muito simples para administrar seu tempo é agrupar as atividades em blocos, como no exemplo abaixo:

  • Dormir: 8 horas
  • Alimentação: 2 horas
  • Deslocamento: 2 horas
  • Trabalho: 8 horas
  • Atividade física: 1 hora
  • Lazer/Tempo com a família/amigos: 2 horas.
  • Banho/banheiro: 30 minutos.

Em um dia como este, todas as atividades levariam um total de 23 horas e 30 minutos, sobrando apenas 30 minutos para estudar.

Você pode estar pensando que é pouco tempo, no entanto, tudo está relacionado com seu objetivo.

Trinta minutos de estudos diários pode ser muito para quem deseja aprimora uma habilidade simples na sua vida, mas pode ser pouco para alguém que quer ser aprovado em concurso público.

No entanto, perceba que a divisão de tempo, feita de maneira simplificada permite fazer muitos ajustes.

Você pode dormir por sete horas e meia, o que estaria dentro das recomendações e ter uma hora extra para estudar.

Você pode praticar atividade física somente três dias na semana e utilizar este tempo para estudar nos outros dias.

Além disso, se você não possui filhos ou mora sozinho, é possível reduzir o tempo com a família ou amigos.

Há ainda, a possibilidade de estudar durante o período de deslocamento, é só se organizar para tornar isso possível e fazer da forma mais eficiente possível.

Isso que nem mencionamos os finais de semana.

Apesar de sabermos que você precisa descansar e que isso é muito importante para sua saúde, reservar duas horas do final de semana para estudar, podem fazer toda a diferença na sua vida no longo prazo.

Considerações finais

A grande verdade, é que não há fórmula ideal para ser seguida quando se trata de administração do tempo.

Muitas pessoas irão dizer que tem rotinas ainda mais duras como esta que mencionamos no bloco anterior e considerarão impossível encontrar tempo. Entretanto, no fundo isto trata-se de uma questão de prioridade e está tudo bem.

Apesar disso, uma coisa é certa, para administrar melhor seu tempo você precisa ter clareza daquilo que está fazendo e identificar momentos de sub rendimento para transformá-los em produtivos.

E não, você não se tornará um robô que produz o dia todo, você terá seus momentos de distração e lazer, assim como tudo mundo.

Aliás, é justamente por ser uma pessoa organizada e produtiva que você conseguirá disponibilizar mais tempo para atividades que lhe agradam e claro, para estudar.

Além disso, se você chegou até esta parte do texto, estudar com certeza é algo importante para você. Portanto, torne isso uma prioridade em sua vida e determine um tempo diário para dedicar-se a si mesmo, você não irá se arrepender.

Quando estudamos, estamos investindo em nós mesmos.

O conhecimento, quando adquirido e principalmente executado, é o ativo que mais renderá frutos em sua vida.

Livro recomendado: Ciclo EARA – O Processo da Aprovação

Se você deseja se aprofundar ainda mais nos conteúdos explorados aqui no site, temos uma sugestão de livro para você.

O Ciclo EARA – Processo da Aprovação é uma obra escrita por Fernando Mesquita, uma das maiores autoridades em concursos públicos no Brasil e que já ajudou milhares de estudantes a atingirem seus objetivos.

No entanto, se você pensa que este livro é apenas voltado para concurseiros, pode ficar tranquilo que as informações dispostas na obra são inteiramente aplicáveis a quaisquer tipos de estudo.

Seja você um estudante de graduação, de pós-graduação, concurseiro, vestibulando ou candidato ao ENEM, o livro te auxiliará a melhorar sua forma de estudar e turbinar seus resultados.

Com uma metodologia simples, didática e objetiva o autor fornece informações valiosas de como estruturar seus estudos, apresentando um conceito inovador de como estudar.

E aí, que tal complementar as informações aprendidas aqui no blog com O Ciclo EARA – Processo de Aprovação e turbinar ainda mais seus resultados?

Acesse o link e GARANTA AGORA MESMO seu e-book.

 

 

E aí, gostou dessas dicar para administrar seu tempo e estudar mais?

Se este conteúdo foi relevante pra você, avalie, compartilhe e deixe um comentário.

Se tiver interesse em receber conteúdos exclusivos e em primeira mão, não esqueça de se inscrever na nossa lista VIP.

 

 

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!