E aí aprovado, tudo bem com você?

Hoje vamos falar a respeito do uso de palavras-chave para melhorar o rendimento dos seus estudos. A palavra-chave é definida como: “palavra que traduz o sentido de um contexto ou que o torna claro e o identifica”; de maneira mais simples, são palavras que representam um conceito. É interessante frisar que as palavras-chave são particulares, sendo que cada pessoa vai definir a sua e possivelmente ela será diferente dos outros. Esta é uma característica interessante, pois a variação depende do seu conhecimento prévio sobre o assunto e de sua familiaridade com o tema. Estima-se que em um texto cerca de 70% das palavras podem ser eliminadas, sendo possível aprender (com qualidade) com as 30% restantes.

Benefícios da utilização de palavras-chave

Por meio do uso das palavras-chave é possível sintetizar o assunto de maneira mais clara, assim ganha-se tempo na compreensão do assunto e na confecção de materiais para revisão. Além disso, quando estamos lendo um texto ou assistindo à uma aula e o nosso foco está na seleção de palavras-chave nossa atenção e concentração são aumentadas, pois você precisa estar ligado na leitura (ou na aula) para escolher as palavras corretas. Outro benefício, está relacionado com a ativação de uma rede de conexões e significados, o que significa dizer que cada palavra-chave selecionada tem o poder de evocar inúmeras outras, facilitando a memorização e o entendimento sobre o assunto.

Como fazer a seleção adequada

Partindo para os aspectos práticos, inicialmente você precisa impor um limite para você mesmo. Se hoje, você estuda fazendo a seleção com marca texto deve parar imediatamente de selecionar frases inteiras. Sabemos que existem muitos assuntos complexos e que necessitam de uma seleção detalhada, contudo lembre-se de que é possível eliminar 70% do texto e mesmo assim compreendê-lo adequadamente.

A partir de hoje, destaque apenas entre 2 a 3 palavras por linha. No início, você terá que se “forçar” a destacar apenas essa quantidade para ir treinando seu cérebro. Depois de ler uma página inteira e ter feito a seleção, anote-as em um papel separado e somente observando as palavras-chave selecionadas, tente se lembrar do texto lido. Posteriormente, verifique como se saiu.

Se você se lembrou de praticamente tudo, siga adiante, você já tem as palavras-chave selecionadas e também já se forçou a lembrar o assunto e isso tem um poder incrível para memorização. Se não conseguiu se lembrar de tudo, voltei e faça uma seleção um pouco mais criteriosa, selecionando apenas as palavras que você considera importante para entender todo o material e faça o teste novamente.

No início, esse treino vai parecer anti-produtivo, e infelizmente ele é mesmo, mas lembre-se que essa é uma fase de treino para que você se habitue a selecionar menos. Com o passar do tempo o seu feeling para seleção de palavras-chave estará apuradíssimo e será muito fácil escolher as palavras com agilidade.

Selecione poucas palavras mas seja criterioso.

O que fazer com as palavras-chave selecionadas

Ao final da leitura, você terá selecionado diversas palavras-chave que representam toda a informação necessária para aprender e memorizar o assunto. Utilize essas palavras para a confecção de flash cards ou de mapas mentais.

Os “flash cards” são cartões que possuem na parte da frente uma pergunta ou palavra e na parte de trás a resposta ou significado. Você pode selecionar as palavras-chave que representam conceitos importantes e confeccioná-los para fazer revisões eficientes, bastando olhar para a palavra-chave no cartão e tentar se lembrar da resposta. Se errar, fique tranquilo, aprenda com o erro e revise com mais frequência este cartão. Se acertar, está no caminho certo rumo a memorização eficiente do assunto, mas não deixe de revisá-lo novamente.

Já falamos um pouco sobre mapas mentais recentemente e ainda falaremos muito deles aqui no Primeiro da Classe. Neste caso, você deve utilizar as palavras-chave selecionadas como base para a confecção dos seus mapas mentais, associando-as com desenhos/imagens para potencializar a memorização do assunto. Falaremos detalhadamente desse assunto mais adiante, mas você já pode iniciar a construir seus mapas com tudo o que disponibilizamos aqui até o momento. Se você deseja antecipar esse processo, vale a pena dar uma olhadinha neste curso, que possui informações detalhadas sobre os mapas mentais.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o poder das palavras-chave? Lembra-se de deixar seu comentário sobre o assunto e compartilhar com aqueles que precisam saber disso para melhorar seu rendimento nos estudos. Não deixe de conferir nossa página no instagram.

Até a próxima.

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!