E aí futuros aprovados, tudo bem com vocês? Na nossa página do Instagram realizamos uma enquete para saber a maior dificuldade de nossos seguidores em relação aos estudos. A maioria revelou ter dificuldade para se concentrar e é esse assunto que abordaremos hoje.

O excesso de informações e a dificuldade de concentração

Recentemente uma de nossas postagens falou sobre a criação da uma rotina de estudos e neste contexto abordamos as inúmeras informações e estímulos que recebemos diariamente. É só tomar iniciativa para estudar que o mundo todo parece virar contra você: o telefone toca, alguém chama pra sair, os vizinhos fazem barulho e aquela obra no prédio da esquina fica insuportável.

Não bastasse isso, estamos o tempo conectados nas redes sociais, consumindo grande volume de informações. Para piorar, quando tiramos a atenção do celular, a TV ou o rádio estão ligados, colocando novamente nosso foco em mais notícias e diferentes estímulos. Quantos de nós temos o hábito de almoçar assistindo TV, dividindo a atenção entre o prato de comida e as notícias do almoço? Quantas vezes somos interrompidos diariamente, seja no trabalho ou lendo um livro em casa?

Pois bem, todo esse imenso volume de informações e a tendência que temos a dividir nosso foco em duas ou mais atividades está reduzindo a nossa capacidade de concentração. Estamos cada vez mais submetidos a estímulos e isso tem gerado diversos problemas como a Síndrome do Pensamento Acelerado e a Ansiedade. Consequentemente sentar-se para estudar e se manter 100% focado naquela sessão tem se tornado cada vez mais difícil. De tanto que aceleramos nos sentimos entediados facilmente e esse é um dos motivos pelo qual limpar toda a casa pareça ser mais agradável do que estudar. Ao mesmo tempo, esse grande volume de informações faz parte do estilo de vida da sociedade contemporânea e é justamente por isso que devemos lançar mão de algumas estratégias para nos mantermos calmos, focados e concentrados.

Você pode estar dormindo pouco

De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, dormir bem nos ajuda a pensar claramente, lembrar de informações e tomar boas decisões. Quando você não dorme o suficiente, torna-se mais difícil focar e prestar atenção, afetando negativamente a performance nos estudos. Por isso, a recomendação é que você durma pelo menos entre 7 e 9 horas por dia para ter uma vida saudável e não perder a concentração enquanto estiver estudando.

Se você já estiver dormindo a quantidade necessária (7 a 9 horas), talvez as condições do seu sono não estejam adequadas. Neste Sentido, o órgão recomenda que você crie um ritual ao dormir, se exercite diariamente, certifique-se de que seu quarto tenha temperatura confortável, poucos barulhos e baixa luminosidade, utilize travesseiros e cobertores confortáveis, desligue os aparelhos eletrônicos e evite álcool e bebidas à base de cafeína.

Baixa quantidade e qualidade de sono pode fazer você perder a concentração com facilidade.

Interrupções e multitarefa

Um estudo realizado pelo Ofcom do Reino Unido, revelou que as pessoas checam seus smartphones em média a cada 12 minutos e 71% delas afirma nunca desligar seus aparelhos. Imagine você iniciar uma sessão de estudos e checar seu celular com essa frequência, é praticamente impossível se concentrar assim.

Uma outra tendência que temos é a de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, desde as mais simples até às mais complexas. Se temos esse costume, nosso cérebro se acostumará com esse padrão e vai ser “estranho” quando você tentar se concentrar em apenas uma coisa. Por esse motivo, mesmo que você esteja executando a tarefa mais simples do seu dia, faça-a com atenção e se dedique apenas a isso. A propósito, esse é um dos pilares do Mindfulness, a atenção plena no aqui e no agora.

Estratégias para se concentrar mais

Agora que compreendemos os principais motivos que nos levam a perder o foco e a concentração com facilidade, vamos aprender algumas estratégias simples para incrementar nossa capacidade de concentração:

  • Contabilize as distrações: Estude atentamente e anote o número de vezes que você divaga em um papel. Assim que identificar a distração, anote e volte a atenção ao momento presente. Isso permitirá acompanhar sua evolução.
  • Estude ouvindo música instrumental ou áudios binaurais (frequências de onda). Há diversas playlists no Spotify e Youtube, elas auxiliam a reduzir as distrações.
  • A cada 40-50 minutos de estudo, faça 5 minutos de intervalo. Muitas vezes perdemos o foco quando já estamos estudando por um longo período de tempo.
  • Tenha um local apropriado para estudar, livre de distrações. O seu local de estudos é como se fosse um santuário, torne-o o mais silencioso e confortável possível.
  • Utilize fones de ouvido (não precisa ouvir nada), se for necessário estudar em locais com mais pessoas, para reduzir a quantidade de interrupções.
  • Desligue o celular ou coloque-o em modo avião enquanto estuda.
  • Utilize a regra dos cinco a mais no seu dia a dia: Sempre que se sentir perdendo o foco em uma leitura, por exemplo, leia cinco páginas a mais, ou cinco minutos a mais. Force o seu foco nesse período e isso auxiliará elevar sua concentração. O mesmo pode ser aplicado a exercícios físicos.
  • Pratique a atenção plena no seu dia a dia. Busque ficar atento a todas as atividades que você estiver fazendo e evite a multitarefa.
  • Durma de 7 a 9 horas por dia.
  • Pratique a meditação mindfulness regularmente.
  • Pratique atividades físicas regularmente: de preferência para atividades físicas que exigem concentração e coordenação para realizar movimentos específicos como yoga, dança e artes marciais.
  • Reduza o tempo de uso em redes sociais. Utilize aplicativos para monitorar o tempo que você passa conectado e estabeleça metas para reduzir a intensidade de uso.

Recomendamos que você escolha apenas algumas dessas estratégias e teste as que mais de adequam a sua rotina. Lembre-se de não fazer tudo ao mesmo tempo, é necessário constância nas atividades para colher os benefícios. Se estiver com alguma dificuldade em por em prática qualquer uma de nossas dicas, entre em contato conosco.

E aí, curtiu nossas estratégias para aumentar o foco e a concentração? Contra pra nós qual você vai escolher e assim que utilizá-la não esqueça de nos mandar aquele feedback!

 

 

Se inscreva na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário